Abertura do 1º Encontro de Educação e Tecnologia em Paracatu

 Abertura do 1º Encontro de Educação e Tecnologia em Paracatu

Começou nesta segunda-feira (29/11), em Paracatu, na sede do auditório do Centro Administrativo, o 1º Encontro de Educação e Tecnologia. Evento realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Encontro

O 1º Encontro voltado exclusivamente para os profissionais da educação municipal tem como objetivo o encerramento do ano letivo com uma programação bem diversificada e cultural.  Em agradecimento e reconhecimento ao trabalho prestado desses educadores da rede municipal de educação.

 

O evento

Para a abertura do evento o Secretário M. de Educação Tiago de Deus deu as boas vindas e falou sobre a importância do trabalho dos professores durante os 65 dias de volta as aulas presenciais.

Também esteve presente; o vice-prefeito Gabriel Ferrão, a senhora Marcele Adjuto representando a Superintendência Regional de Ensino e o representante da Câmara Municipal o vereador Vaguinho do Ônibus.

Apresentação Cultural

Apresentação do Grupo de Caretada da Comunidade do São Sebastião foi  apresentada pela Cailane Santos, que contou um pouco da história desta expressão cultural do nosso município.

Dança de origem africana, a Caretada, também chamada de Caretagem, é uma tradição passada de geração em geração nas comunidades remanescentes de quilombos em Paracatu. A festa é realizada todo dia 23 para 24 de junho, coroando e precedendo a novena de São João Batista.

A Cailane Santos falou também das dificuldades do Grupo por falta de apoio e teme o fim do grupo.

A apresentação da Caretada foi um brilho de cores, som e alegria.

A indumentária é toda em fitas coloridas, terminadas por guizos de bronze. Os caretas usam também as máscaras que eram utilizadas para que os senhores de escravos não reconhecessem quem estava dançando.

A instrumentação típica é composta de uma sanfona pé-de-bode, gaita ponto, pandeiro, caixa, violão, viola, rabeca e maraca. Tudo originalmente histórico e rústico, assim como as músicas cantadas pelos caretas.

Palestrante Eduardo Bueno

Eduardo Bueno é um jornalista, escritor, tradutor e editor brasileiro. É autor da Coleção “Terra Brasilis”, inaugurando um estilo leve, crítico e divertido de contar a história do país.

Eduardo Bueno nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 30 de maio de 1958. Com 17 anos iniciou sua carreira de jornalista como repórter do jornal Zero Hora, onde recebeu o apelido de “Peninha”. Cursou jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Atualmente está á frente do canal Buenas Ideias, no YouTube, ele tem perto de um milhão de inscritos num dos espaços mais bem posicionados da plataforma para os amantes ou curiosos sobre a História do Brasil.

Eduardo Bueno, o Peninha, ministra palestra para os educadores

Eduardo Bueno iniciou sua palestra com muita expressividade, arrancando sorrisos e aplausos da plateia presente. O jornalista, que é especializado em História, conduziu os participantes para uma reflexão sobre o papel do cidadão, da sua responsabilidade com o futuro. Em relação à segunda parte da temática “como liderar em um país partido”, Bueno opina: “Se a gente continuar rachado nesse cabo de guerra de esquerda e direita continuar andando na planície vai ser muito ruim para nós e para o mundo. Só uma força joga o Brasil para cima que é a sociedade civil. Todas as vezes que o país evoluiu foi porque nós da sociedade civil, nós da educação, do comércio, enfim, nós cidadãos fizemos o Brasil avançar. E, portanto, somos nós que temos que aprimorar a atividade política no Brasil”.

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados