Minas Gerais aumentou sua participação na receita bruta comercial e na margem de comercialização nacional entre 2011 e 2020

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE realiza a Pesquisa Anual do Comércio – PAC, que retrata as características estruturais do segmento empresarial da atividade de comércio no país. Na PAC a atividade comercial se divide em: Comércio de veículos, peças e motocicletas; Comércio por atacado e Comércio varejista. Neste informativo, são apresentados os principais resultados referentes à estrutura do comércio no país e a estrutura regional do comércio em Minas Gerais. A PAC 2020 compara os resultados de 2020 com os de 2011 a fim de identificar mudanças estruturais na atividade comercial do país ao longo dos últimos dez anos.

 

Em 2020, as empresas comerciais de Minas Gerais, obtiveram uma receita bruta de revenda e de comissões sobre vendas de R$ 446,2 bilhões. Desse total, R$ 35,9 bilhões foram gerados pelo comércio de veículos, peças e motocicletas; R$ 204,2 bilhões, pelo comércio por atacado; e R$ 205,9 milhões, pelo comércio varejista. O comércio varejista se destaca pela maior participação na geração da receita bruta (46,2%), seguido pelo comércio atacadista (45,8%) e pelo setor de veículos, peças e motocicletas (8,1%). No comércio varejista, o setor de hiper/supermercados obteve a maior participação com 14,3% da receita bruta de revenda e de comissões sobre vendas do estado, enquanto no comércio por atacado, o setor de combustíveis se destacou pela maior participação na receita bruta, 9,4%. O estado aumentou sua participação na receita bruta comercial nacional entre 2011 e 2020 passando de 9,2% para 9,4% em relação a receita gerada no país.

Mais informações regionais no release anexo. Para dados nacionais clique aqui.

 

Para mais informações sobre esse assunto acesse a página do IBGE na Internet – www.ibge.gov.br ou diretamente na Agência de Notícias IBGE – http://agenciadenoticias.ibge.gov.br/

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