Projetos de sucesso em Paracatu serão apresentados no 5º Fórum de Sustentabilidade das Cidades Históricas

As ações culturais bem-sucedidas de Paracatu para valorizar o patrimônio histórico e artístico do município, que obtiveram destaque esse mês com a divulgação do resultado da pontuação do ICMS Cultural, voltam a ganhar evidência com o início do 5º Fórum de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais, a partir desta 2ª feira (29/6).

O evento, que acontece até o dia 3 de julho (6ª feira), será realizado pela primeira vez no formato virtual, devido à pandemia do novo coronavírus. Paracatu, que iria sediar o evento presencial em 2020, é o centro das atenções nas atividades do último dia, com a apresentação dos “Cases de sucesso de Paracatu”.

A secretária executiva do Patrimônio Histórico, Rose Cardoso, vai falar sobre a “Gastronomia de Paracatu”; o presidente do Conselho da Promoção da Igualdade Racial, Hamilton Batista Coelho, irá expor o projeto “A Escola vai ao Quilombo” e a secretária municipal de Ação Social, Ana Amélia Medeiros, apresentará o programa “Suas Marias”.

A apresentação dos projetos terá como mediadora a secretária municipal de Cultura e Turismo, Angélica Vasconcelos Souto Silva. “Mesmo com o evento virtual, queremos trazer maior visibilidade nacional para nossa cidade, nossas riquezas, e mostrar tudo o que nós temos feito em relação à cultura, e na relação da cultura com outras áreas”, disse ela.

Os participantes do evento irão conhecer mais sobre a gastronomia de Paracatu, que mantém viva a tradição da culinária mineira, um dos orgulhos do estado. Desde 2014, o incentivo a várias práticas locais – como o registro do modo de se fazer pão de queijo –  vem impulsionando o setor. “Diversas ações têm sido desenvolvidas, e a escolha da nossa gastronomia como um dos ‘cases de sucesso’ do evento é um motivo de orgulho para nós e, certamente, inspiração para outros municípios”, conta Rose Cardoso.

Para nortear os debates do evento foram definidos dois temas, “Planejamento Municipal para o Desenvolvimento Sustentável das Cidades Históricas de Minas” e “Paracatu: Gestão Pública do Patrimônio Histórico e do Turismo como indutoras e aglutinadoras para o desenvolvimento sustentável”.

Em uma cidade de predominância negra, a Secretaria de Cultura e Turismo desenvolveu um projeto para resgatar a memória, ensinar a cultura, a história local e as origens para as crianças das escolas municipais. Lançado em setembro de 2017 em parceria com a Secretaria de Educação, “A Escola vai ao Quilombo” fez com que gestores, professores e alunos pudessem conhecer as cinco comunidades quilombolas remanescentes na região.

“Queremos também fazer esse trabalho com os pais, para fechar esse ciclo e cumprir integralmente as diretrizes do nosso projeto”, acrescenta Hamilton Batista Coelho, presidente do Conselho da Promoção da Igualdade Racial, que vai apresentar o programa no Fórum.

Realizado pela Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais – presidida pelo prefeito Olavo Condé – em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o evento é realizado este ano tendo a Prefeitura de Paracatu como parceira.

Com três anos de funcionamento, o programa “Suas Marias” surgiu para atender mulheres em situação de extrema vulnerabilidade. Atualmente 100 delas são atendidas, e recebem qualificação e uma renda de 1\2 salário mínimo para trabalhar durante meio horário, podendo assim voltar ao mercado de trabalho.

“Esse programa tem dado muito certo, a gente tem visto a transformação na vida delas. Temos um resultado positivo de mulheres que já estão trabalhando, inseridas no mercado. É um dos programas que mais nos dá alegria”, conta a secretária de Desenvolvimento e Ação Social, Ana Amélia de Melo Medeiros, responsável por apresentá-lo no evento.

Devido à pandemia do novo coronavírus, os painéis de debate e da sessão cases de sucesso serão transmitidos ao vivo pelo canal do Fórum no YouTube. Para realização dos minicursos, serão utilizadas plataformas digitais para a disponibilização de materiais (Google Classroom e Google Drive), e a realização de fóruns de debate será feita pelo Google Meet e Zoom.

Cultura e turismo pós-pandemia

O objetivo desta edição é contribuir com a construção de conhecimentos e saberes a respeito de políticas públicas nas áreas de urbanismo, patrimônio histórico, turismo, trabalho e renda para o planejamento municipal orientado ao desenvolvimento sustentável das cidades históricas de Minas Gerais, norteando atenção à pandemia da COVID-19 e o período pós-pandemia, quando o turismo em todo o mundo será voltado para os cenários e destinos internos.

Os fóruns de debates serão realizados através das plataformas Google Meet e Zoom. Canal do Fórum no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCmmi1YtEw3FEsyZIde1bXCA

– Link da inscrição: site da UFOP e formulário de inscrições. https://forms.gle/yJBRJ5uTF4jnM5LS8

ASCOM/SEGOV

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados