Atuação da Copabase ganha destaque no Terra Madre Brasil 2020

Representantes da Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com Base na Economia Solidária participaram do encontro dedicado à educação alimentar
A coordenadora da Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com Base na Economia Solidária (Copabase), Dionete Figueiredo, e o ex-presidente da cooperativa, Nardelio Jacinto, participaram do Terra Madre Brasil 2020, um dos principais eventos do movimento Slow Food e das comunidades da agricultura familiar e camponesa no país. A associação congrega extrativistas e agricultores familiares da região noroeste de Minas Gerais e, há dois anos, conta com apoio técnico do Sebrae Minas.
Em sua 3ª edição no país, o Terra Madre Brasil foi realizado no formato on-line, de 17 a 22 de novembro, e foi inteiramente dedicado à educação alimentar, à biodiversidade e ao acesso a alimentos bons, limpos e a um preço justo. Com a participação de atores diversos da cadeia de alimentos no Brasil, como Bela Gil, Bel Coelho e o fundador do movimento Slow Food, Carlos Petrini, o encontro teve oficinas educativas, rodas de conversa e apresentações artísticas.
“Acredito que a nossa participação no Terra Madre Brasil foi um marco para a Copabase e nos dá a certeza de que a estamos, de fato, no caminho certo, fazendo um trabalho importante para o mundo, para o país, para o nosso território, e, principalmente, para as pessoas que aqui vivem”, salienta Dionete Figueiredo.
A coordenadora da cooperativa, que também é agricultora, esteve na cerimônia de abertura do evento. “Fiquei honrada em participar da abertura do evento. Foi uma grande surpresa. Fico agradecida pela oportunidade de representar todos os povos e comunidades tradicionais e empreendimentos brasileiros ligados ao movimento SlowFood”, celebra.
Já o extrativista, agricultor familiar, sócio fundador e ex-presidente da Copabase, Nardelio Jacinto, participou da roda de conversa sobre Economia Solidária, Turismo de Base Comunitária e Desenvolvimento Territorial, na qual teve a oportunidade de destacar as práticas do cooperativismo e do associativismo realizadas na região Noroeste de Minas, em especial, no município de Arinos.
Copabase
Fundada em 2008, no município de Arinos, a Copabase é formada por agricultores familiares e extrativistas, que têm no beneficiamento e na comercialização de frutos do cerrado sua principal fonte de renda. Atualmente, cerca de 100 produtores estão associados à cooperativa, que é uma das poucas oportunidades de geração de renda para as famílias rurais da região. Entre os alimentos produzidos e comercializados por eles, se destacam o açafrão, o açúcar mascavo, a castanha de baru, a farinha de mandioca, o mel de abelha, a polpa de frutas, o pólen e o urucum.
Nos últimos dois anos, a Copabase contou com consultoria técnica do Sebrae Minas na remodelagem de sua política comercial e estratégica para entrar no mercado do Distrito Federal. “Buscamos, por meio do projeto, capacitar os gestores no processo de comercialização, novas embalagens e posicionamento. Em um ano extremamente desafiador, também levamos informações sobre a realidade do mercado, ajudando na inserção competitiva”, destaca a analista do Sebrae Minas Daniele Moreira.
Para quem quiser conhecer mais sobre o Terra Madre Brasil 2020, basta acessar o canal do SlowFoodBrasil no Youtube.
Comentários